Atualizado em 05.05.2025
O “Centro de costura ACD” em Lahore, Paquistão é um projeto da ACD para capacitar mulheres para o mercado de trabalho local.
Meninas e mulheres rurais paquistanesas geralmente não têm uma fonte de renda digna, o que as deixa sujeitas à dependência e até mesmo ao abuso.
Muitas meninas rurais paquistanesas acabam abandonando a escola devido à incapacidade de arcar com as mensalidades/despesas escolares e à necessidade de trabalhar (geralmente em empregos braçais e de baixa remuneração) para ajudar a colocar comida na mesa. Essas meninas e mulheres vivem com a miséria e dificilmente alcançarão seu potencial.
Uma maneira de ajudar meninas e mulheres a combater essa situação é fornecer a elas habilidades que gerem renda e aumentem sua confiança. A ACD estabeleceu um Centro de Costura em junho de 2024 na cidade de Glaxo, Punjab, Paquistão, para esse tipo de garota e mulher. Cerca de 25 a 30 meninas e mulheres frequentam o Centro de Costura ACD diariamente por três horas. Aqui estão algumas histórias de sucesso.
Humira Fasil
Humira é originalmente da cidade de Asif, Lahore. Ela pertence a uma família pobre. Seu marido é operador de máquina em uma pequena fábrica de roupas e têm dois filhos. Eles sofreram muito no passado por causa da inflação, ela se lembra. Então Humira ouviu falar do centro de costura ACD, se juntou ao primeiro grupo, e concluiu seu curso. Agora ela costura roupas para as pessoas e ganha dinheiro extra para sua família.
Tania Papu
Tania é originalmente da cidade de Asif, Lahore. Ela pertence a uma família muito pobre e seu pai está desempregado. Ele é viciado em álcool e a mãe de Tania faz trabalhos de limpeza doméstica e ganha dinheiro para sobreviver. Eles sofrem, pois não têm muito para sobreviver. Eles são membros da nossa igreja e compartilhamos com eles sobre o centro de costura ACD. Tania se juntou à nossa primeira turma e concluiu seu curso. Agora ela é costureira autônoma e ajuda sua família com o dinheiro extra que ganha.