Apocalipse 20: 12-13
12Vi também os mortos, tanto os importantes como os humildes, que estavam de pé diante do trono. Foram abertos livros, e também foi aberto outro livro, o Livro da Vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que cada um havia feito, conforme estava escrito nos livros. 13Aí o mar entregou os mortos que estavam nele. A morte e o mundo dos mortos também entregaram os que eles tinham em seu poder. E todos foram julgados de acordo com o que cada um tinha feito.
Ao ler apenas este verso podemos nos enganar e pensar que nossa salvação depende de nossas obras. Este entendimento é parcialmente verdade, pois se aplica apenas aqueles seres humanos que nunca ouviram falar a respeito de Jesus Cristo. Para todo aquele que já ouviu falar do Messias isso não se aplica. Para esclarecer isso hoje vamos estudar a ressurreição espiritual.
Para isso vamos ler o trecho a seguir e refletir sobre o significado do que o próprio Jesus Cristo falou. Vamos ler este trecho pausadamente imaginando que Jesus está na nossa frente falando conosco.
João 5: 19-29
19Então Jesus disse a eles: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o Filho não pode fazer nada por sua própria conta, pois ele só faz o que vê o Pai fazer. Tudo o que o Pai faz o Filho faz também, 20pois o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que está fazendo. E vai mostrar a ele coisas ainda maiores do que essas, e vocês vão ficar admirados. 21Porque, assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida aos que ele quer. 22O Pai não julga ninguém, mas deu ao Filho todo o poder para julgar 23a fim de que todos respeitem o Filho, assim como respeitam o Pai. Quem não respeita o Filho também não respeita o Pai, que o enviou.
24 — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida. 25Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vem a hora, e ela já chegou, em que os mortos vão ouvir a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. 26Assim como o Pai é a fonte da vida, assim também fez o Filho ser a fonte da vida. 27E ele deu ao Filho autoridade para julgar, pois ele é o Filho do Homem.
28 — Não fiquem admirados por causa disso, pois está chegando a hora em que todos os mortos ouvirão a voz do Filho do Homem 29e sairão das suas sepulturas. Aqueles que fizeram o bem vão ressuscitar e viver, e aqueles que fizeram o mal vão ressuscitar e ser condenados.
Até o verso 23 Jesus está se apresentando como o enviado de Deus. Ele está fazendo isso por que após curar o doente (relatado no capítulo 5, versos 1 ao 18) se ajuntaram ao redor de Jesus pessoas incrédulas que queriam encontrar um motivo para prender e matar Jesus. Por isso Jesus diz no verso 20: “…E vai mostrar a ele coisas ainda maiores do que essas, e vocês vão ficar admirados.” Ou seja, essa cura foi apenas uma amostra do poder que o Pai (Deus) entregou ao filho (Jesus Cristo). Após reafirmar sua filiação a Deus, ele antecipa o tema a ser abordado: ressurreição (verso 21).
Do verso 24 ao 29 Jesus explica relações de causa e efeito no mundo espiritual.
Vejamos o verso 25: “25Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vem a hora, e ela já chegou, em que os mortos vão ouvir a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.”
Aqui Jesus fala daqueles que estão vivos no corpo e na mente, mas estão mortos espiritualmente. Ao nascermos, nosso espírito está desconectado de Deus e vivemos pelas vontades da carne (corpo) guiados por nossa consciência (mente ou alma). Jesus afirma que, ao ouvirmos seus ensinamentos, crendo e buscando viver esses ensinamentos, nosso espírito renasce e a conexão com Deus é restabelecida. Esta é a nossa ressurreição espiritual. Por isso é importante insistir na leitura e no estudo das palavras de Jesus, que é a Bíblia, para que nosso espírito renasça.
Mas e quanto aqueles que já morreram no corpo e na mente, mas não tiveram a chance de conhecer Jesus Cristo? Eles não têm mais chance de estar perto de Deus? Tem sim!
Nos versos 28 e 29 lemos: “28 — Não fiquem admirados por causa disso, pois está chegando a hora em que todos os mortos ouvirão a voz do Filho do Homem 29e sairão das suas sepulturas. Aqueles que fizeram o bem vão ressuscitar e viver, e aqueles que fizeram o mal vão ressuscitar e ser condenados.
Notemos a diferença:
Verso 25: “…e ela já chegou…os mortos vão ouvir…” (NTLH) ou “…e agora é…os mortos ouvirão…” (ARC)
Verso 28: “…está chegando a hora…todos os mortos ouvirão…” (NTLH) ou “…vem a hora…todos os que estão nos sepulcros ouvirão…” (ARC)
O verso 25 já está acontecendo, é o tempo presente desde que Jesus Cristo veio ao mundo. Já o verso 28 remete a um outro estado, futuro, pois os primeiros mortos mencionados apenas “viverão”, isto é espiritual, pois não há a “saída das sepulturas”, mas os todos os mortos “…sairão de suas sepulturas.”. Ou seja, no fim dos tempos, quando Jesus Cristo retornar à Terra, todos os mortos enterrados, afogados etc. vão ressuscitar no plano físico (corpo) e mente (alma) para serem julgados: Aqueles que fizeram o bem vão ressuscitar e viver a vida eterna com Deus (serão também ressuscitados espiritualmente), e aqueles que fizeram o mal vão ressuscitar (corpo e alma) e ser condenados (sem ressurreição espiritual).
Isso confirma e esclarece o verso introdutório do livro de Apocalipse. Vejamos:
Apocalipse 20: 12-13
12Vi também os mortos, tanto os importantes como os humildes, que estavam de pé diante do trono. Foram abertos livros, e também foi aberto outro livro, o Livro da Vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que cada um havia feito, conforme estava escrito nos livros. 13Aí o mar entregou os mortos que estavam nele. A morte e o mundo dos mortos também entregaram os que eles tinham em seu poder. E todos foram julgados de acordo com o que cada um tinha feito.
Então que fique claro para nós todos que, de acordo com a Bíblia que é nossa fonte de informação, querendo ou não todos vamos um dia ouvir a voz de Jesus Cristo. Se ouvirmos agora e nos voltarmos para Deus, estaremos salvos pelo sangue de Jesus Cristo independente de nossas obras. Se deixarmos passar, ficará enfrentaremos o tribunal de Cristo no final dos tempos, quando prestaremos contas de nossas obras.
Que o Espírito Santo nos ajude a compreender esta lição.
Oremos:
Senhor Deus, obrigado mais uma vez por seus ensinamentos. Ajuda-nos, Pai, a ouvir a voz de Jesus Cristo o quanto antes, para que possamos estar salvos quando chegar a hora de vê-lo face a face. Amém!
