Ezequiel 33:1-6
1O Senhor me disse o seguinte: 2— Homem mortal, diga ao seu povo o que acontece quando eu faço vir a guerra a um lugar. O povo desse lugar escolhe alguém para ser vigia. 3Quando vê o inimigo chegando, o vigia dá o alarme para avisar toda a gente. 4Se alguém ouve o aviso, porém não se importa, e o inimigo vem e o mata, esse alguém é responsável pela sua própria morte. 5Ele é culpado da sua própria morte porque não se importou com o alarme. Se tivesse se importado, poderia ter escapado. 6Mas, se o vigia vê o inimigo se aproximando e não dá o alarme, o inimigo vem e mata aqueles pecadores. Nesse caso, eu considerarei o vigia como responsável pela morte deles.
Queridos irmãos e irmãs, aqui lemos o comissionamento que Deus deu a Ezequiel tornando-o um profeta, um mensageiro do Senhor aos israelitas daquela época. Jesus Cristo reafirmou este comissionamento quando em
Mateus 28: 19-20
19Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo 20e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.
No caso, Jesus Cristo comissionou a todos nós. Isso coloca em nós a mesma responsabilidade mencionada no verso introdutório e é por isso que hoje vamos ver que se temos a oportunidade de falar de Jesus Cristo a alguém, falemos!
Os missionários que viajam pelo mundo pregando o Evangelho de Jesus Cristo fazem isto constantemente. O maior missionário conhecido foi o apóstolo Paulo, que escreveu a maior parte do novo testamento. Paulo, assim como nós, não participou do ministério de Jesus Cristo, pois somente se converteu após a ressurreição de Jesus. Isso não o impediu de anunciar as boas novas em diversos lugares.
Podemos, porém, nos perguntar: preciso partir em viagens missionárias longas para cumprir o ordenamento de Jesus Cristo? A resposta é “não necessariamente”, a menos que o Espírito Santo coloque isso em seu coração.
Pare e pense: o seu melhor amigo conhece Jesus Cristo? E o seu vizinho? Seus colegas de trabalho e/ou escola, sabem que você é cristão e o que isso significa? Se você respondeu não a alguma dessas perguntas, aí está seu primeiro campo missionário.
Lucas 10: 1 e 8-9
1Depois disso o Senhor escolheu mais setenta e dois dos seus seguidores e os enviou de dois em dois a fim de que fossem adiante dele para cada cidade e lugar aonde ele tinha de ir.
8 — Quando entrarem numa cidade e forem bem-recebidos, comam a comida que derem a vocês. 9Curem os doentes daquela cidade e digam ao povo dali: “O Reino de Deus chegou até vocês.”
Aqui Jesus envia missionários para as cidades próximas, para as quais o próprio Jesus iria posteriormente. Eles não foram enviados para outros países ou lugares distantes, mas para as proximidades.
Deus provavelmente já te colocou onde Ele quer que você exerça esse ministério. É como uma plantação que está pronta para ser colhida. O agricultor que trabalha corretamente vai e colhe, pois se esperar perde a colheita. Não há oportunidade para pensar sobre uma colheita maior ou de mais valor que poderia realizar em outro lugar, ele precisa colher aqui!
Agora que já sabemos onde devemos anunciar o Evangelho (aqui), Paulo, preocupado com o “quando” ensina seu discípulo:
2Timoteo 4: 2
2pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência.
O tempo é agora! Ninguém sabe quando a igreja subirá ao céu. Portanto nós, como vigias, devemos alertar que isso ocorrerá e que todos devem estar preparados, batizados e convertidos. É egoísmo não anunciar o Evangelho.
Isso significa que eu devo sair gritando com as pessoas buscando forçá-las à conversão? De forma alguma. O cristianismo jamais deve ser imposto, pois imposição não é conversão e essa é outra lição importante que encontramos na Bíblia:
Lucas 10: 10 e 11
10Porém, quando entrarem numa cidade e não forem bem-recebidos, vão pelas ruas, dizendo: 11“Até a poeira desta cidade que grudou nos nossos pés nós sacudimos contra vocês! Mas lembrem disto: o Reino de Deus chegou até vocês.”
Notem que a missão dos 72 não foi convencer as pessoas, porém anunciar a chegada do Reino de Deus. É por isso que toda forma de impor o cristianismo a qualquer pessoa não tem respaldo na Bíblia. Nós devemos anunciar, falar sobre Jesus Cristo, mas nunca criar conflitos por causa disto.
Há muitas maneiras que Deus usa para corrigir uma pessoa, uma delas é enviando seus mensageiros aos pecadores. Ele enviou Ezequiel a Israel (Ezequiel 33: 1-6), enviou Jesus Cristo ao mundo, enviou Filipe ao eunuco (Atos 8: 26-29), enviou Paulo à Macedônia (Atos 16: 9-10) e nos envia hoje para onde estamos.
Por isso façamos cada um uma análise dos talentos que Deus nos deu. Pode ser que você não seja bom em pregar, mas bom em convidar pessoas para um estudo bíblico. Talvez você não seja comunicativo, mas é bom em organizar um ambiente para um culto. Existem várias formas de contribuir para o Reino de Deus.
Existe um evangelista muito conhecido chamado Billy Graham que levou a palavra de Deus para aproximadamente 210 milhões de pessoas em 185 países! Muitos conhecem este nome, pois 210 milhões é um número considerável. Porém poucos conhecem quem foi o pastor que converteu Billy. Menos ainda conhecem o nome do homem que o convenceu a não abandonar a igreja, quando ele ainda jovem, pensou que as regras de Jesus Cristo eram muito severas. No entanto, se essas pessoas não tivessem usado seus talentos com o Billy, talvez 210 milhões de pessoas não teriam ouvido sobre Jesus Cristo.
Use seus talentos aqui e agora, não os esconda!
Que o Espírito Santo tenha falado a você hoje.
Oremos:
Senhor Deus, quem somos nós para questionarmos seus planos? Cria em nós um coração obediente e cheio de fé, para que possamos cumprir a missão que Jesus Cristo nos deu aqui e agora. Glória ao Senhor sempre! Amém.
