ACD Kinderhilfe

Igreja Novo Tempo

  • Eventos
  • Lições do Evangelho
  • Missões Cristãs
  • Contato
  • Doações

Nada é por Acaso

Não apenas as coisas que consideramos boas, mas também as doenças e dificuldades existem por um propósito na vida daqueles que amam a Deus.

Romanos 8:28
Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano.

Caros irmãos, o livro Romanos foi escrito pelo apóstolo Paulo como um manual da fé cristã para um povo que não conhecia o Deus verdadeiro, o Senhor. Este livro contém vários ensinamentos e neste verso lemos que “todas as coisa”, não apenas as coisas que consideramos boas, mas também as doenças e dificuldades existem por um propósito na vida daqueles que amam a Deus. Nada é por acaso para os filhos de Deus!

O capítulo 11 do livro de João relata uma ressurreição realizada pelo Messias. Lázaro era amigo de Jesus Cristo e, ao longo da narrativa, podemos perceber que tanto Lázaro como suas irmãs Maria e Marta eram íntimas de Jesus, pois no vero 24 lemos: “24Marta respondeu:— Eu sei que ele vai ressuscitar no último dia!”. Isto nos mostra que esta família já havia recebido de Jesus Cristo alguns ensinamentos sobre o fim dos tempos. Vamos ao texto:

João 11: 1-4
1Um homem chamado Lázaro estava doente. Ele era do povoado de Betânia, onde Maria e a sua irmã Marta moravam. 2(Esta Maria era a mesma que pôs perfume nos pés do Senhor Jesus e os enxugou com os seus cabelos. Era o irmão dela, Lázaro, que estava doente.) 3As duas irmãs mandaram dizer a Jesus: — Senhor, o seu querido amigo Lázaro está doente!
4Quando Jesus recebeu a notícia, disse: — O resultado final dessa doença não será a morte de Lázaro. Isso está acontecendo para que Deus revele o seu poder glorioso; e assim, por causa dessa doença, a natureza divina do Filho de Deus será revelada.

No verso 4 lemos a reação de Jesus ao receber a notícia da doença de seu amigo “…Isso está acontecendo para que Deus revele o seu poder glorioso; e assim, por causa dessa doença, a natureza divina do Filho de Deus será revelada.”

Primeiro podemos notar que Jesus já sabia do caso, pois conhecia até mesmo o propósito da situação.

Segundo, Ele afirma que isso acontece para a glória de Deus, o que reforça a idéia de que tudo o que acontece na vida de um cristão tem um propósito divino como escrito no verso introdutório (Romanos 8:28).

Continuando a leitura…

João 11: 5-10
5Jesus amava muito Marta, e a sua irmã, e também Lázaro. 6Porém quando soube que Lázaro estava doente, ainda ficou dois dias onde estava. 7Então disse aos seus discípulos: — Vamos voltar para a Judeia.
8Mas eles disseram: — Mestre, faz tão pouco tempo que o povo de lá queria matá-lo a pedradas, e o senhor quer voltar?
9Jesus respondeu: — Por acaso o dia não tem doze horas? Se alguém anda de dia não tropeça porque vê a luz deste mundo. 10Mas, se anda de noite, tropeça porque nele não existe luz.

Verso 6: “…quando soube que Lázaro estava doente, ainda ficou dois dias onde estava.” Nós temos nosso tempo e, normalmente, queremos tudo de imediato. Deus, porém, tem o tempo certo. Jesus precisava aguardar mais um pouco para que o milagre subsequente não deixasse qualquer dúvida sobre sua natureza divina.

Versos 9 e 10: Jesus reafirma sua condição de “luz do mundo”, Ele reafirma aos seus seguidores que sabe o que está fazendo e quem andar com Ele vai saber também, pois “…vê a luz deste mundo…”

Ao chegar no povoado onde morava Lázaro, suas irmãs vieram encontrar-se com ele no caminho.

João 11: 33-37
33Jesus viu Maria chorando e viu as pessoas que estavam com ela chorando também. Então ficou muito comovido e aflito 34e perguntou: — Onde foi que vocês o sepultaram? — Venha ver, senhor! — responderam.
35Jesus chorou.
36Então as pessoas disseram: — Vejam como ele amava Lázaro!
37Mas algumas delas disseram: — Ele curou o cego. Será que não poderia ter feito alguma coisa para que Lázaro não morresse?

O verso 35 mostra como Jesus se comove conosco. Seu amor por nós é tão grande que mesmo sendo Deus ele se compadece de nosso sofrimento. É como um pai que castiga seu filho para corrigí-lo, mas se sente triste por ter que fazê-lo.

Finalmente vemos no verso 37 a confirmação do que Jesus afirmou no verso 4. Quando as pessoas começam a questionar o poder do Messias, elas criam a expectativa de ver o agir de Deus na Terra.

João 11: 38-45
38Jesus ficou outra vez muito comovido. Ele foi até o túmulo, que era uma gruta com uma pedra colocada na entrada, 39e ordenou: — Tirem a pedra!
Marta, a irmã do morto, disse: — Senhor, ele está cheirando mal, pois já faz quatro dias que foi sepultado!
40Jesus respondeu: — Eu não lhe disse que, se você crer, você verá a revelação do poder glorioso de Deus?
41Então tiraram a pedra. Jesus olhou para o céu e disse: — Pai, eu te agradeço porque me ouviste. 42Eu sei que sempre me ouves; mas eu estou dizendo isso por causa de toda esta gente que está aqui, para que eles creiam que tu me enviaste.
43Depois de dizer isso, gritou: — Lázaro, venha para fora!
44E o morto saiu. Os seus pés e as suas mãos estavam enfaixados com tiras de pano, e o seu rosto estava enrolado com um pano. Então Jesus disse: — Desenrolem as faixas e deixem que ele vá.
45Muitas pessoas que tinham ido visitar Maria viram o que Jesus tinha feito e creram nele.

No verso 39 Jesus Cristo ordena para tirar a pedra que sela a sepultura. Sendo Deus, claro que ele mesmo poderia ter removido a pedra, mas Deus quer nossa participação. Há também um teste aqui, pois Marta contra-argumenta com o Mestre e recebe, no verso 40, mais uma lição sobre fé: “…— Eu não lhe disse que, se você crer, você verá a revelação do poder glorioso de Deus?”

No verso 42 Jesus Cristo revela o motivo da morte de Lázaro (novamente o mesmo dito no verso 4) e glorifica a Deus, a quem toda a adoração é devida. Finalmente o verso 45 mostra que o milagre teve o efeito previsto, pois “Muitas pessoas…creram nele”.

Hoje exploramos mais um milagre de Jesus Cristo e aprendemos que:

  • Tudo o que acontece na vida de um cristão tem um propósito, nada é por acaso.
  • Deus tem o seu tempo, que pode ser diferente do nosso.

Desejo que a leitura da Bíblia seja prazerosa para você.

Deus abençoe você e sua família.

Oremos:
Obrigado Pai, pois o Senhor nos guia e nos ensina a ter paciência e confiança no seu poder e na sua sabedoria. Que nosso coração esteja sempre disposto a reconhecer o agir no meio dos seus filhos. Amém.

  • Eventos
  • Lições do Evangelho
  • Missões Cristãs
  • Contato
  • Doações