João 4:24
Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade.
Queridos irmãos e irmãs pela fé em Jesus Cristo nosso mestre e salvador, hoje vamos brevemente refletir sobre louvor e adoração.
Comecemos com o dicionário:
Louvar:
1. enaltecer (alguém ou a si próprio) com palavras; dirigir louvores a; elogiar(-se).
2. declarar(-se) digno de aprovação, aplauso; aprovar(-se).
Adorar:
1. prestar culto a (divindade).
2. ter veneração por (alguém ou algo); ter grande apreço por; reverenciar.
Por estas definições vemos que “louvar” está relacionado ao que falamos a respeito de algo ou alguém enquanto que “adorar” podemos relacionar com um sentimento, algo interno ou inerente ao adorador que pode ou não ser convertido em manifestação externa.
É possível adorar algo ou alguém sem que ninguém mais saiba. Louvar, no entanto, envolve comunicação.
Agora voltemos ao verso introdutório onde Jesus Cristo explica para a mulher samaritana que a verdadeira adoração à Deus deve ser em espírito e em verdade (sugiro ler o capítulo todo para entender o contexto).
Adorar em espírito significa algo íntimo, algo que nasce do interior, é um sentimento de reverência que importa para cada um e para Deus, pois é nosso espírito que se conecta com Deus uma vez que o mesmo verso diz: “Deus é Espírito…”.
Adorar em verdade trata de dois aspectos:
- Autenticidade: devemos adorar a Deus pelo que ele é, não pelo que ele faz ou deixa de fazer. É fácil adorar um cantor por que ele canta bem, no entanto, se tratando de Deus, devemos ser capazes de adorá-lo mesmo quando nossa situação não nos parece tão “bonita”, pois Deus continua sendo Deus em qualquer circunstância.
- Jesus Cristo: sem reconhecer o Messias como verdadeiro, toda a adoração é inválida.
João 14:6
Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.
Ao adorarmos a Deus estaremos prontos para louvá-lo, pois louvar é uma forma de manifestar este sentimento de adoração. Por isso a Bíblia nos diz:
Salmo 117
1Louvem a Deus, o Senhor, todas as nações! Que todos os povos o louvem!
2O seu amor por nós é forte, e a sua fidelidade dura para sempre.
O louvor deve enaltecer Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo. O louvor deve declarar nossa veneração ao Deus que tudo é. Deve falar de suas bênçãos, de suas promessas, de seu poder infinito. O louvor deve reconhecer que Deus é o provedor de tudo o que recebemos e passamos e que somos gratos por isso.
O louvor deve declarar que somos seus filhos e estamos dispostos a seguir Jesus Cristo.
Não importa onde você louva a Deus, em verdade devemos louvar a Deus em todos os lugares, pois desde que estejamos alinhados com o Espírito Santo, Deus se alegra com isso.
Mas atenção, isso não significa que o cristão não precise se congregar com outros cristãos, pois alguns ensinamentos somente são revelados dentro de uma congregação ou corpo de Cristo, como você aprende ao ler o livro Hebreus 4:5 – “Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões…”
Que Deus tenha falado com você hoje!
Oremos:
Deus Pai e Senhor de tudo, obrigado por ser quem o Senhor é e por me abençoar mesmo eu sendo imperfeito. Obrigado pelos ensinamentos e pelo sacrifício de Jesus Cristo por mim. Obrigado pela presença do Espírito Santo em minha vida. Amém!
