Volksmission, 9.4.2016

A UNIÄO ENTRE OS MEMBROS DO CORPO DE CRISTO

Romanos 12: 5-16   Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros (…). Entäo, tende o mesmo sentimento uns para com os outros.

Do mesmo modo como o Pai está unido ao Filho e o Filho está unido ao Pai. os cristäos devem viver unidos entre si. Viver em uniäo com os seus irmäos da fé constitui a melhor prova que o cristäo pode dar de sua uniäo com Deus. Esse foi o desejo expresso por Jesus em sua oração ao Pai : “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também, eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.”  O  Mestre completa o seu pedido, dizendo: Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade (Jo 17:21, 23). É dessa uniäo entre os fiéis que trata o estudo de hoje.

ENTENDENDO  O  MANDAMENTO

Com base nos ensinos de Cristo e dos apóstolos, trataremos a questão da união espiritual entre os cristãos. Antes de tudo, porem, cumpre-nos dizer que o viver em união constitui uma das mais importantes recomendações da palavra de Deus. O apóstolo Paulo, por exemplo, escreve aos Corintios e solicita desses irmäos, em nome Jesu, que sejam unidos entre si. Ele diz:….    que digas todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensöes; antes sejais unidos em um mesmo sentido e em um mesmo parecer (1Co 1:10). O cristäo que ainda näo aprendeu a viver em harmonia com seus irmäos de fé, ainda näo entendeu a verdadeira essencia do evangelho de Cristo.

Precisamos aprender a andar em unidade: Para tornar mais clara a questäo da nossa unidade, temos a contribuição dada por Paulo, na comparação que fez  entre a igreja e o conjunto de membros que formam o corpo humano. No corpo humano, como sabemos, cada membro tem a sua maneira própria de operar e nenhum pode dispensar a participacäo dos demais. Sobre isso, o apóstolo diz que, “assim como um corpo, existem muitos membros e nem todos tem a mesma funcäo, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros (Rm 12:4-5).

Considerando a comparaçäo feita entre a igreja de Cristo e o corpo humano, há algo que jamais podemos esquecer: cada membro desse corpo está de tal modo ligado aos demais que aquilo que aconteçe com um deles afeta, de alguma forma, os outros. ABíblia afirma: “Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele” (1 Co 12:26-NVI). Em virtude dessa dependencia que há entre os membros do corpo de Cristo, Paulo novamente sugere: “Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram”. (Rm12:15)

A frase anterior nos mostra que precisamos aprender a ter empatia, a ponto de sofrermos com os que sofrem e alegrar-nos com os que se alegram. Devemos nos importar e nos preocupar uns com os outros. Näo estamos num campeonato  dentro do corpo de Cristo (igreja), competindo para saber quem é o mais talentoso, o mais espiritual ou pra saber quem é o maior ou melhor. Somos companheiros e näo concorrentes. Aos Efésios, Paulo recomendou vida cristä em uniäo, dizendo:” Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espirito pelo vinculo da paz” (Ef 4:3- NVI). Isso porque a convivencia dos irmäos em uniäo  é boa e agradável (cf.S1  133:1)

 

image3image8Neujahrstag 16

12272711_726030964193589_759978055_n19.3.16 A

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *