Romanos 8:1
1Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.
Queridos irmãos e irmãs, o sacrifício de Jesus na cruz é completo. Ele é suficiente para apagar toda a culpa e todas as condenações acerca dos pecados que cometemos.
Essa é uma verdade que deve ficar gravada em nossa mente, para que o inimigo não use de argumentos mentirosos contra a oportunidade de salvação que Jesus nos oferece.
Nesse contexto estudaremos hoje para aprender que não há hora certa para aceitar Jesus!
Mateus 20: 1-16
1 Porque o Reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha. 2E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha. 3E, saindo perto da hora terceira, viu outros que estavam ociosos na praça. 4E disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram. 5Saindo outra vez, perto da hora sexta e nona, fez o mesmo. 6E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos e perguntou-lhes: Por que estais ociosos todo o dia? 7Disseram-lhe eles: Porque ninguém nos assalariou. Diz-lhes ele: Ide vós também para a vinha e recebereis o que for justo. 8E, aproximando-se a noite, diz o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o salário, começando pelos derradeiros até aos primeiros. 9E, chegando os que tinham ido perto da hora undécima, receberam um dinheiro cada um; 10vindo, porém, os primeiros, cuidaram que haviam de receber mais; mas, do mesmo modo, receberam um dinheiro cada um. 11E, recebendo-o, murmuravam contra o pai de família, 12dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia. 13Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não ajustaste tu comigo um dinheiro? 14Toma o que é teu e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti. 15Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? 16Assim, os derradeiros serão primeiros, e os primeiros, derradeiros, porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.
Queridos irmãos e irmãs, este é mais um ensinamento do próprio Jesus. Dele podemos tirar várias lições e eu insisto para que todos leiam e releiam este texto em oração, para que o Espírito Santo revele a cada um de vocês aquilo que você precisa aprender.
Aqui na congregação nós vamos ver algumas destas lições. 4 delas dizem respeito a todas as pessoas, crentes e ainda não crentes. 2 lições são para a Igreja, ou seja, todos que já aceitaram Jesus como seu único e verdadeiro salvador.
Vamos começar com as lições gerais:
- (vv 1 a 5) Jesus chama as pessoas para segui-lo a todo o momento.
De diversas maneiras Jesus chama aqueles a quem Ele quer perto de si. Seja por uma situação difícil, quando as pessoas normalmente se sentem mais propensas a crer; seja em situações de extrema alegria, quando as pessoas sentem que devem agradecer a algo maior pela dádiva alcançada.
Um anjo disse em Apocalipse 3:20 “Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos.”
Isso significa que Jesus está do lado de fora, esperando para entrar quando a pessoa assim o permite.
Este texto também é uma advertência às congregações que se desviam do objetivo que é adorar a Deus (mas esse é outro tema, para outro dia).
E Jesus bate à porta, ou seja, Ele busca se fazer notar na vida de todos e a todo tempo.
Se você ainda não deixou Jesus entrar em sua vida, faça isso hoje! Não importa que você passou sua vida em pecado até agora.
Notem que no verso 6 o “dono da plantação” não pergunta o que os homens estavam fazendo, mas somente porque estavam desocupados.
Jesus quer você salvo, somente seu futuro importa para Ele!
- (vv 8) Não há “hora certa” para crer em Jesus.
Como já falado, não importa se você passou sua vida em pecado e agora decidiu aceitar Jesus. Quando Jesus inverte a ordem Ele não está priorizando os últimos, mas sim ignorando a ordem. Não há primeiro ou último no Reino de Deus. No verso 16 Ele volta a tocar no assunto dizendo “…os primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros.” Reafirmando que tanto faz quando Jesus te salvou, o que importa é que você foi salvo!
Não permita que a culpa, o remorso ou as condenações do mundo bloqueiem você de se entregar a Jesus! Dizer que você não merece a salvação é verdade (pois ninguém merece), mas dizer que isso impede Jesus de te salvar é mentira do diabo. A salvação é uma graça imerecida de Deus para nós!
Efésios 2:5 “…e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos…”
- (vv 13 e 14) As recompensas de Deus são individualmente definidas e independem de seu “tempo de serviço”
Da mesma forma que não importa para Deus quando você foi salvo, também não lhe interessa há quanto tempo você é salvo!
Se engana aqueles que pensam ser mais importantes porque já estão há mais anos salvos. Podemos dizer que o tempo de salvação amadurece o cristão, pois teve mais tempo para estudar os ensinamentos de Jesus. Mas isso não tem nada a ver com a importância para Deus.
Deus quer dar suas recompensas a todos os salvos.
- (vv 15) Deus é soberano.
As decisões são sempre dEle. Mais um reforço sobre a soberania de Deus. Ao estudarmos e aprendermos os ensinamentos de Jesus, desenvolvemos a capacidade de aceitar seu julgamento sem nos ofendermos. Isso se chama “temor a Deus”. Temor aqui não significa medo, significa respeito. Aquilo que Deus decide é justo e eu não preciso questionar. Mas se tivermos dúvidas, podemos perguntar a Ele em oração, Ele mesmo nos responderá, se estivermos dispostos a ouvi-lo com temor.
Abra seu coração para ouvir as respostas de Deus! Leia a Bíblia frequentemente como se estudasse para uma prova da escola, buscando entender cada passagem. Versos isolados na Bíblia podem trazer interpretações falsas.
Se precisar, peça ajuda a alguém que já tem estudado há mais tempo. Como vimos, essa pessoa não é mais importante para Deus do que você, mas tem mais experiência e poderá te auxiliar.
Agora vejamos algumas lições para a Igreja: Igreja é todo aquele ou aquela que aceitou Jesus como seu único e verdadeiro salvador.
- (vv 6 e 7) Temos a obrigação de anunciar Jesus a todo o tempo, pois pode haver pessoas que não estão salvas simplesmente porque não ouviram falar do Evangelho de Jesus Cristo!
A responsabilidade de anunciar Jesus é nossa! O próprio Jesus nos ordenou em Marcos 16:15 “…Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”
Notem irmãos e irmãs que nossa tarefa não é salvar as pessoas, quem salva é Jesus. Também não é forçar que outros aceitem Jesus, cada um decide por si. Nossa tarefa é anunciar, falar, pregar o Evangelho de Jesus.
Existem várias formas de você cumprir esta ordenança:
- Você pode ir a todo o mundo fisicamente (hoje até mesmo pela internet, em casos específicos).
- Você também pode orar por aqueles que vão, pois nem todos são chamados para ir fisicamente.
- Você pode ajudar financeiramente com o sustento daqueles que foram.
Sejamos sinceros: ao menos em oração todos podemos cumprir a ordem de Jesus!
- (vv 15) Não deixar que a inveja diminua o valor daquilo que Deus nos deu.
A inveja destrói qualquer sentimento de gratidão, pois diminui consideravelmente, podendo até anular, o valor de uma bênção recebida! Quando sentimos inveja, comparamos o que temos ou o que somos com o que outros têm ou são. Invejar não é desejo de prosperar, pois este nos motiva a buscar mais conhecimento, a trabalhar mais, a servir mais. Já a inveja é o desejo de ter a bênção que o outro tem apesar da que nós mesmos temos.
Inveja é também um pecado grave, pois significa dizer que Deus errou, pois Ele deu a outro o que deveria ser meu! É duvidar da sabedoria e da justiça divinas.
Combata a inveja em seu coração louvando a Deus por tudo o que você é e tem. Use seus dons e seus bens de forma ativa e consciente. Exercite elogiar outras pessoas constantemente, isso diz à sua mente que você quer se alegrar pelo seu próximo e com o tempo ela vai se educar.
A luta pode ser dura, mas vale a pena!
Que o Espírito Santo tenha falado ao seu coração hoje. Glória a Deus!
Senhor Deus, o Senhor é soberano e justo sempre. Cria em nós Pai um coração quebrantado e temente ao Senhor. Ajuda-nos a remover a inveja e o orgulho de nossas mentes. Que Jesus seja nosso único alvo e servir seja o nosso propósito. Amém.